terça-feira, 18 de março de 2014

A Boneca Jenny

Uma boneca Jenny.
     Não demorou muito tempo para que a boneca Barbie se tornasse um grande sucesso, logo depois de ter sido criada. Menos no Japão! Lá, a Barbie não interessou em nada as meninas. Olhos azuis, cabelos loiros, busto muito grande e pernas super longas... Nada daquilo fazia com que as meninas japonesas se identificassem com a Barbie, muito pelo contrário. Mas sem perder as esperanças de conquistar o mercado japonês de bonecas, a Mattel uniu forças com a Takara para criar uma Barbie que interessasse as japonesas. Foi lançada então a Takara Barbie, que tinha uma expressão mais amável ao invés do sorrisão estático da Barbie, grandes olhos marrons, cabelo escuro, busto e pernas menores. Apesar das vendas dessa nova Barbie terem ido bem, houve um desacordo no licenciamento solicitado pela Mattel que fez com que a parceria com a Takara terminasse. Mas isso não significou a morte da Takara Barbie, e sim o nascimento da boneca Jenny! Jenny é exatamente a mesma coisa que a antiga Barbie da Takara, apenas tem um nome diferente. E, ironicamente, Jenny passou a competir com a Barbie nos mercados japoneses.
sua criação.
Maba Barbie. Quase uma Jenny.
     A Mattel então saiu em busca de um novo parceiro no Japão, e em 1986 uniu forças com a Bandai (a maior companhia de brinquedos do Japão, e uma das maiores no mundo). Bandai produziu então as Maba Barbie ("Ma" de Mattel + "Ba" de Bandai), que acabou sendo extremamente similar à Jenny e foi logo retirada dos mercados. Maba foi substituída pela Bandai Barbie, que era, novamente, muito parecida com a Jenny. No final das contas, a Mattel percebeu que sua vantagem competitiva estava justamente na cultura americana impregnada na Barbie. A empresa então desistiu de tentar adaptar a Barbie à cultura japonesa, ainda mais depois de notar que a Barbie normal estava fazendo mais sucesso que suas versões japonesas. Em 1991 a Mattel terminou o relacionamento com a Bandai e abriu seu próprio escritório de marketing e vendas em Tokyo, introduzindo a American Barbie ao Japão e logo alcançando um enorme sucesso de vendas com a Barbie "Long Hair Star".


     Até hoje a boneca Jenny é muito popular no Japão, sendo querida por crianças e colecionada por adultos. Jenny só não é mais famosa que a Licca, outra boneca da Takara. Mas a história da Licca fica pra outro post!

Até mais! 

Fonte: wljx.hdu.edu.cn
Créditos dos gifs: Mundo Kawaii Gifs

Um comentário: