sábado, 15 de fevereiro de 2014

FAQ sobre Pullips

Então essa fofura é uma Pullip!  Que tipo de boneca exatamente ela é?


     A Pullip é uma fashion doll japonesa que tem como maior característica a proporção de SD (cabeça grande e corpo pequeno). Ela é bastante popular em vários países dentro das comunidades de colecionadores de bonecos e customizadores (além de também estarem presentes nas áreas de fotografia, costura, trabalhos manuais e ainda aparecerem dentre cosplayers, otakus, geeks e gamers por conta de sua eventual caracterização inspiradas em personagens dessas culturas).

     Apesar de ser uma “boneca”, é necessário ter em mente que ela não é um “brinquedo” feito para uma “criança”. As palavras estão entre aspas, porque boneca, brinquedo e criança não podem ser excluídos da definição dela, apesar das Pullips serem itens mais frágeis (e mais caros) do que aqueles que você gostaria pra dar pra uma criancinha brincar. Na própria caixa das Pullips tem um aviso de que não são itens destinados para crianças. As fashion dolls são bonecas voltadas para colecionadores (assim como aquelas Barbies mais caras e limitadas que você as vezes vê por aí) e demandam um cuidado especial.

Pullip customizada.

     A Pullips possuem um mecanismo nos olhos que as permite olhar para os lados ou fechar as pálpebras. Este mecanismo é acessível na parte de trás da cabeça da boneca e consiste em uma alavanca (que ao ser movida para os lados faz os olhos se moverem junto) e dois pinos que ao serem pressionados fecham as pálpebras da boneca. Os modelos mais antigos de Pullips não conseguiam manter os olhos fechados sem que os pinos estivessem continuamente pressionados. Com o passar do tempo, a Groove atualizou este mecanismo e agora estes pinos possuem travas que seguram os olhos fechados sem a necessidade de manter os pinos apertados com as mãos.


"Pullips, Dals, Byuls, Isuls, Taeyangs... Quanto nome!"


     No caso da Pullip, todas elas tem o mesmo molde do rosto, sendo a variação entre elas a customização que a loja faz para cada lançamento (pintura, cabelo, roupas, sapatos, olhos e acessórios). Mas existe uma variação de forma entre as próprias Pullips. Com o tempo, a Groove atualizou tanto o molde do rosto quanto do corpo e também o mecanismo que move os olhos. A diferença não é absurda, mas se olhar com atenção ou colocá-las lado-a-lado dá para notar.

     Além da Pullip, a Groove conta com Linhas de bonecos diferentes (cada uma com seu rosto e corpo distinto) para que a Pullip tenha companhia! As Linhas são: Dal, Byul, Isul e Tayeang (também existiu o já extinto Namu, ex-namorado da Pullip). A mais nova linha de bonecos é da Yeolume, apresentada como a futura filha da Pullip. Ainda existem também mini dolls (de cerca de 11cm) para completar a família!
Todas estas linhas (exceto os mini dolls) possuem mecanismos nos olhos, mas com certa variação:
  • Dal e Byul e Yeolume: Movem os olhos para os lados, mas não fecham as pálpebras.
  • Pullip, Isul e Tayeang (e o extinto Namu): Movem os olhos para os lados e fecham as pálpebras.
Os corpos dos bonecos também possuem variação:
  • Dal, Byul, Isul e Tayeang (e o extinto Namu): Corpo inteiro de material rígido e todo articulado.
  • Yeolume: Corpo de material maleável e articulações simples (apenas nos ombros, virilhas e cabeça). Seus joelhos e cotovelos não têm juntas, mas se dobram devido a uma maleabilidade interna que segura as poses.
  • Mini Dolls: Corpo de material semi-maleável e juntas simples apenas nos ombros, virilhas e cabeça. Seus joelhos e cotovelos não se dobram.

     O gênero dos dolls também são diferentes (e foram pré-definidos pela Groove).  Apesar de algumas linhas serem definidas como “Menino” ou “Menina”, existem bonecas “Meninas” com lançamentos masculinos, e existem bonecos “Meninos” com lançamentos femininos. São classificados desta forma:

  • Pullip: Menina (mais velha que Dals e Byuls)
  • Dal: Menina
  • Byul: Menina
  • Isul: Menino
  • Taeyang: Menino (mais velho que Isuls)
  • Yeolume: Menina (mais nova que Dals e Byuls)
  • Mini Dolls: Os Mini Dolls são miniaturas das linhas listadas acima. 

"A Pullip é tão linda! Como consigo uma?"

    Existem várias lojas e revendedores de Pullips pela internet.
Além das lojas independentes e de sites de compras como o Ebay, os links principais são:

Estes sites são internacionais, o que significa que você precisa de um cartão de crédito internacional para poder comprar. Caso tenha dificuldade neste quesito, existem várias pessoas que realizam Shopping Service (que consiste em gente que pode realizar uma encomenda para você em troca de uma comissão). Ainda é possível encontrar Pullips de segunda mão a venda (completas ou parciais) em grupos específicos na internet, inclusive no Brasil. No facebook podemos citar dois principais grupos brasileiros de compra e venda:
  • D.e.s.a.p.e.g.o: https://www.facebook.com/groups/366715266694750/
  • Adoção Doll Brasil: https://www.facebook.com/groups/adocaodollbrasil/ 


"Como a Pullip vem? Preciso comprar mais alguma coisa para ela?"

      A Pullip vem completa, conforme a foto promocional da loja. Estas Pullips “completas” e “sem alterações” são chamadas pelos colecionadores de “Stock”.
Fazem parte da boneca: A pintura (ou "make") do rosto que vem nela da loja, as roupas, os acessórios, os sapatos, um stand (para que ela fique em pé) e um card.
Também chamamos de “stock” partes ou acessórios que vieram com a Pullip originalmente.
Temos “wig (peruca) stock", “roupa stock”, “make stock”.
     Também podemos encontrar comentários como “stock parcial” (que significa que é parte do set de roupas e acessórios que vieram com a boneca, porém não todos). Um “stock parcial” é quando se trata de um set de coisas. Quando é um item só geralmente estará especificado como, por exemplo, “sapato stock da Pullip X”. A parte colorida dos olhos das Pullips podem ser removidos e trocados por meio de customização. Estas peças coloridas são chamadas de “eyechips” e também podem ser consideradas parte do stock de uma Pullip (já que cada modelo de boneca tem seus eyechips específicos).


O Material da Boneca 


     A Pullip (assim como Dal/Byul/Isul/Taeyang ) é uma boneca feita de plástico rígido (não é macio nem maleável) e ela é razoavelmente resistente, o que significa que a boneca não vai despedaçar se cair no chão. Porém, por ter articulações e partes que desencaixam, precisa de um certo cuidado na manipulação e na forma de ser guardada. O corpo tem articulações que “desmontam”, além de se moverem em diversas direções, então se você puxar ou torcer de mais (ou seja, se você forçar uma peça travada a se mover, ou tentar movê-la no sentido contrário do que deveria), ela pode muito bem quebrar. Por isso a boneca requer um cuidado especial na hora de mudar a pose, trocar a roupa ou quando for guardada em bolsas para transporte ou gavetas, por exemplo. É necessário sempre ter em mente que se você apoiar em cima de uma bolsa que tem uma Pullip dentro, a boneca pode quebrar. Não coloque peso em cima dela nem fique chacoalhando o recipiente com ela dentro. Sempre se lembre: a boneca não é feita de vidro, mas quebra.

Cuidado com a água. Foto do interior da cabeça de uma Pullip: Note como todos os parafusos estão enferrujados.



CUIDADO: Ela derrete! (saiba como evitar)


"Você não vai me deixar derreter... Né?"
     A Pullip é feita de plástico (assim como Dal/Byul/Isul/Taeyang). Não vou ficar especificando qual o tipo do plástico ou o nome do plástico porque isso não realmente interessa (e ninguém se lembra desses nomes depois). O importante é dizer que é um plástico duro (não é macio ou maleável) e é um plástico que reage com outros plásticos. Quando eu digo “reage” significa que, em contado com outros plásticos, ele “derrete” (gruda ou amolece e sai do formato original). Mas, pelo amor de Deus, não se desespere porque não estou dizendo que se você encostar sua Pullip numa coisa de plástico ela vai virar mingau. O problema acontece com o contato contínuo entre os dois plásticos diferentes. Não acontece com todo plástico, mas também nunca se sabe qual plástico pode causar algum dano em sua boneca, então sempre tenha isso em mente e tome cuidado. Por exemplo, se você vestir uma roupa ou acessório na sua Pullip que seja de plástico, com o tempo a reação pode acontecer. Acontece aos poucos e você não nota na hora, então remova quaisquer possíveis “vilões” depois de usá-los na boneca (tudo bem usar um pouco, ou por alguns dias, mas não os esqueça nelas). Também pode acontecer de você deixar sua Pullip em cima ou encostada em alguma coisa feita de plástico e ter algum problema. Já houve relatos de Pullips que tiveram as mãos grudadas ao rosto por terem sido guardadas nessa posição. Mas no geral, o que mais preocupa os donos de Pullips com relação a esse “derretimento” é no caso da troca do corpo da Pullip por um corpo alternativo (Obitsu e Pure Neemo são nomes das marcas dos corpos mais usados para substituir o original das Pullips), pois o plástico da cabeça da boneca reage com o plástico do corpo e a cabeça “derrete” ( reação que pode ser prevenida), verifique um tutorial de mudança de corpos que explica a troca do corpo da Pullip por corpos alternativos caso tenha interesse nesse tipo de customização.

"Ok, a Pullip é feita de plástico rígido e partes móveis, pode quebrar se for tratada com pouco cuidado, e pode derreter se tiver contato contínuo com outros plásticos. Acabou por aí, ou preciso tomar cuidado com mais alguma coisa?"

     Pois é, gente. Falando assim até parece que a Pullip é um bicho de sete cabeças. Mas não é! Basta ter o mínimo de cuidado e prestar atenção nos plásticos encostando por muito tempo.
Fora isso, os únicos cuidados extras que vale a pena citar são:
  • Ela é feita de plástico, mas possui partes móveis e parafusos. Por isso não mergulhe a boneca na água. Não vai destruir se você fizer, mas ajuda a conservar as peças internas e partes metálicas. Para limpar a boneca basta um paninho.
  • Verifique mais abaixo a parte deste FAQ que fala sobre cuidado com a wig (peruca) da boneca.


O Cabelo (peruca)


     O cabelo da Pullip é uma peruca (os colecionadores chamam de “wig” por uma questão de globalização do hobby). A peruca já vem na boneca, presa na cabeça dela com uma cola aplicada a volta toda pelo lado de dentro. Este cabelo é estilizável, mas por ser uma peruca tem algumas restrições. Dependendo do penteado que for feito, a “redinha” da peruca pode aparecer por dentro dos fios e dar um aspecto meio “careca”. Também, no caso de Pullips com penteados específicos, as perucas delas foram confeccionadas para ficarem naquele formato. Então no caso de re-estilizar essas perucas vale analisar onde da peruca e em qual direção os fios estão presos para melhores resultados.

Pullip cuja wig stock foi trocada.

     Essa peruca que vem nelas NÃO É RESISTENTE A CALOR, então não use o secador depois que lavar, deixe secar naturalmente. No caso de querer lavar, procure fazer isso mergulhando a boneca o menos possível na água (lembre-se que não é a melhor ideia molhar as peças e partes internas da boneca).
Também não use chapinha, babyliss ou outros aparelhos quentes para estilizar. Existem várias técnicas alternativas seguras para o cabelo das Pullips, busque tutoriais na internet dependendo do que quiser fazer no cabelo da boneca. Lembre-se que uma vez que o cabelo fica “queimado” (na verdade ele fica “derretido” e grosseiro), não tem mais volta.
     O fio da peruca também não é o fio mais resistente do mundo, então cuidado para não ficar embaraçando (na hora de manusear e guardar), não force demais na hora de pentear e lembre-se que aquele cabelo é, na verdade, plástico. Siga essas regrinhas e a peruca da sua Pullip deve durar bastante (ou até para sempre, dependendo do seu cuidado com ela).
     Caso não queira ter todo esse cuidado, preocupações e limitações, apesar de ser presa na cabeça da boneca, a peruca que vem nela poder ser removida. Existe uma enorme variedade de perucas que servem nas Pullips, e elas podem vir de todos os tamanhos, cores e estilos que você conseguir imaginar. Mas não esqueça que a peruca vem colada, então é necessário remover com cuidado.

E chegamos ao fim do FAQ!
Você tem mais alguma dúvida que não tenha sido respondida após ler tudo?
Então pergunte no grupo DollyBoom

Esse FAQ foi feito pela Marina Rabiruchi. Obrigada pela contribuição, Marina!
Esse post pode vir a sofrer alterações e atualizações futuras.
Créditos dos gifs: Mundo Kawaii Gifs

9 comentários:

  1. Puxa!Super legal o blog Mariana.Também sou colecionadora e adoro Pullips ,elas sao muito lindas!!Concerteza vou acompanhar as novidades do blog...<3

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde
    Uma duvida me surgiu depois de ler,
    As Dals sofrem tbem com o mesmo problema de derretimento:???

    Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca vi nenhum caso de dal sofrendo com derretimento, mas é possível... De qualquer modo, as pessoas costumam por veda rosca no pescoço das dals também! :)

      Excluir
    2. Dals e todos os cabeçudinhos da Groove tem esse mesmo "Problema". Todos têm as cabeças feitas do mesmo material ;)

      (Aqui é a Marina Rabiruchi e não consegui logar, daí pareço como Unknown ;^;'')

      Excluir
  3. Que blog maravilhoso, esse post foi muito útil pois estou ingressando agora no universo das bonecas e ainda sou leiga, por exemplo, comprei uma Pullip no grupo de adoção e a vendedora me perguntou se eu tinha interesse na wig stock, eu sabia que wig era peruca mas stock?? Boiei! HAHAHAH mas agora eu sei graças a esse post :D

    ResponderExcluir
  4. Eu sou a Milena Barbosa do face e essas falas me ajudaram muito, obg!!

    ResponderExcluir